Relato do PDC on-line de Geoff Lawton para uma Fazenda-Social CT

11230581_1069291346416141_7353956770642403931_n

Durante os meses de Abril a Junho a ONG ARCAH teve o privilégio de facilitar o PDC on-line de Geoff Lawton numa comunidade terapêutica/fazenda social da Missão CENA. Resultado de uma seleção para parcerias sociais para difusão da permacultura em locais de vulnerabilidade social e situações de risco, o curso local teve a coordenação de João Lotufo e desenvolvimento do Permacultor Rodrigo Flaire. As aulas foram traduzidas e adaptadas para o contexto em que o curso estava sendo ministrado e atividades práticas para além do conteúdo do PDC também foram realizadas para auxiliar na apropriação de conceitos e ética permacultural.

2grupo reunidao com o professor Flaire

O formato híbrido do curso só foi possível pela disponibilidade extra para além das 72 horas previstas no Sylabbus. Assim, Para toda a aula teorica que realizavamos, uma prática que re-abordava os conceitos e princípios era desenvolvida junto com as atividades laborterápicas cootidianas da fazenda. Desta forma, além de solidificarmos os conteúdo visto, expandíamos e otimizávamos as possibilidades de trabalho terapêutico na comunidade.

3aula teórica do curso (PDC)

Acreditamos que a experiencia de aprender sobre permacultura, além da prórpria realização de um design permacultural é uma experiência marcante que vem de encontro com algumas das necessidades terapêuticas da CT.

Untitled 1       procurando padrões na Mata Atlântica  /    verificando a temperatura da pilha de compostagem

A ação de sonhar com o futuro desenvolvimento do local, além de planejar e re-planejar suas etapas é algo muito desafiador e que, de certa forma, influencia toda uma forma de agir e sonhar na busca de uma possibilidade de abundância e resiliência para o local e que de diversas formas transborda para outros diversos aspéctos da vida de cada pessoa envolvida na construção de um recomeço.

Untitled 2 Grupos  trabalhando no design

O PDC torna-se parte do semear para o florecer da esperança, contribuindo no sonho individual de cada sujeito, num sutil inicio de transformação daquele local e. por que não, mais uma gotinha no caldo de ações para uma mudança global.

Untitled 3 horta abandonada pré PDC  / horta com conceitos agroecológicos pós PDC

Como não achamos muito designs de referência para apresentarmos como exemplo nas aulas, nós mesmos montamos um para ilustrar e direcionar o trabalho final de conclusão do curso.A seguir, o link para o mesmo. Esperamos que ele possa instiga-lo a sonhar, agir e permaculturar para um mundo melhor, rumo uma maior harmonia com e no planeta.

DESIGN DA FAZENDA SOCIAL DA CENA

design grande pt2Saudações permaculturais e
Bora Permaculturar!

Anúncios

Um comentário sobre “Relato do PDC on-line de Geoff Lawton para uma Fazenda-Social CT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s